Gabriel Torobay

O que são os 10 tipos de inovação?

Na maioria das vezes, inovação está associada a performance de um produto, ou seja, um pensamento direcionado para a tecnologia. Por isso a maioria das ideias estão relacionadas a “criar um aplicativo ou sistema”. 
A questão principal é que a tecnologia se tornou uma commodity e o diferencial está no design de negócio.
Por isso a inovação focada apenas em produtos é facilmente copiada pelos concorrentes. Para se diferenciarem, as empresas devem se esforçar para construir uma vantagem competitiva ao longo do tempo. E aí que entra o poder da inovação.

Os 10 Tipos de Inovação

O livro “Dez Tipos De Inovação — A Disciplina De Criação De Avanços De Ruptura”, da consultoria Doblin, empresa focada na inovação e que faz parte da Deloitte, mostra uma estrutura que categoriza os tipos de inovação.
A metodologia surgiu depois de estudarem mais de 2.000 inovações de negócios ao longo da história e apontarem que a maioria das inovações não resultam necessariamente de invenções de engenharia ou descobertas raras.

Em vez disso, eles observaram que as inovações podem ser categorizadas em 10 tipos e que qualquer um pode usar a estrutura para analisar a concorrência e encontrar novas oportunidades de negócios.
Na imagem abaixo podemos entender melhor como estão organizados.

Adaptação Kelley (2010)

 

Os 10 tipos de inovação estão divididos em três categorias:

Configuração: Como a empresa está organizada e qual o modelo de negócio.

Oferta: Quais as estruturas dos produtos ou serviços centrais.

Experiência: Como a empresa interage com o cliente.

Inovação na prática

Vamos entender mais como as empresas usaram os tipos de inovação para alavancar os negócios.

Categoria Configuração

1)Modelo de lucro: Como você ganha dinheiro

Fortnite: Atualmente é um dos jogos mais populares e lucrativos do mundo. Ao contrário de outros jogos “freemium”, as pessoas só precisam pagar se quiserem desbloquear itens para customização dos personagens, e que não afetam a jogabilidade.

2)Rede: As conexões com outras pessoas criam valor

Ford e Volkswagen: Dois dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, Ford e Volkswagen, são concorrentes na estrada. Mas em 2019, eles anunciaram uma parceria para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos e veículos elétricos que seriam usados nas frotas das empresas.

3)Estrutura: A integração entre talentos e recursos internos

Netflix: A empresa revisou as políticas formais de RH que travavam profissionais de alto desempenho e criaram o documento “Liberdade e Responsabilidade”. Com isso permitiram que os colaboradores tirassem os dias de férias que acharem necessário, desde que não interfira na produtividade no trabalho.

4)Processo: Melhoria de processos para desenvolver as entregas

AliExpress: Usando o sistema drop-shipping, qualquer pessoa pode montar sua própria loja, vender produtos e depois solicitar aos fabricantes que enviem produtos diretamente para o cliente.

Categoria Oferta

5)Performance do produto: Diferenciando recursos e funcionalidades

Gorilla Glass: O vidro das telas de celulares foi projetado para resistir quando caísse de mais de um metro e meio de altura (altura que as pessoas tiram “selfies”). Depois de pesquisar o que seus clientes queriam, desenvolveram uma nova tecnologia que somente se estilhaça após 15 quedas de uma altura mais baixa (um metro), que geralmente era o que acontecia quando os celulares caem do bolso ou de mesas.

6)Sistema do produto: Produtos e serviços complementares

Airbnb: Criou serviços complementares aos de hospedagem, em que pacotes são vendidos por guias locais, permitindo que os hóspedes tenham experiências que de outra forma não conheceriam localmente.

Categoria Experiência

7)Serviço: Suporte e melhorias das ofertas de produtos e serviços

Amazon Prime: A gigante do varejo criou o Amazon Prime, um serviço de pagamento recorrente, com diversas facilidades, sendo a que mais se destaca é o serviço com frete grátis, de entregas com prazos menores.

8)Canal: Como os produtos e serviços são entregues aos clientes e usuários

Impressoras 3D: A tecnologia das impressoras 3D estão mudando a maneira como os consumidores acessam ferramentas e peças simples. Empresas e pessoas conseguem prototipar novas idéias e projetos em horas sem precisar pedir ou comprar peças em lojas.

9)Marca: Representação dos seus produtos, serviços e negócios

Patagonia: O ativismo da empresa de moda Patagonia está conectada com posicionamentos ambientais e de sustentabilidade. Com isso a marca consegue se diferenciar como marca pioneira num mercado competitivo.

10)Envolvimento do cliente: Interações que somente você tem com os clientes e usuários

NBA: A liga americana de basquete investe cada vez mais em inovação para tornar o esporte mais imersivo. Análises ao vivo e estatísticas de jogos, novas maneiras de assistir como vídeos em Realidade Virtual e jogadores oficiais em videogames são novas formas de aumentar o engajamento entre os fãs.

Fazendo a inovação acontecer

A inovação não pode ficar na teoria. Vimos que é possível melhorar a competitividade e ganhar mais relevância inovando de diversas formas. E uma das coisas que Kelley aponta é que:

“criar novos produtos é apenas uma maneira de inovar, e por si só, tem um baixo retorno de investimento e pequena vantagem competitiva. A inovação pode ser alcançada de forma simples e sistemática. Com disciplina, você é capaz de implementar um processo de inovação dentro da sua empresa que será sustentável, duradouro e, por que não, de sucesso.”

Por isso é possível ter a inovação como estratégia de negócios, independente do mercado em que a empresa atua. A grande diferença está em sair da teoria e ir para a prática, colocando um projeto de inovação em execução. 

Vídeo do bate-papo “10 Tipos de Inovação”

 

Nesse vídeo tem um pouco mais sobre os 10 Tipos de Inovação e respondo algumas dúvidas:  

Gabriel Torobay é gestor de projetos, consultor em projetos de inovação e transformação digital e designer negócios e experiências.

Vamos dar o próximo passo?

Para nós, fazer e aprender é fundamental para criar uma cultura de inovação e transformação com propósito, trazendo as pessoas para colaborarem e cocriarem soluções para problemas complexos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *