Gabriel Torobay

Desenhando a Estratégia do Instituto Pacto pelas Águas Capixabas (IPAC)

A partir da Inovação centrada em pessoas, desenvolvemos uma estratégia e identificamos diversas oportunidades de crescimento e parcerias baseados no desafio do desenvolvimento sustentável, proteção florestal e acesso à água.

DESAFIOS

O Instituto Pacto pelas Águas Capixabas (IPAC), criado em 2018, atua em todo o Espírito Santo por meio de projetos socioambientais, com foco na melhoria e quantidade de águas, além de fomentar a educação ambiental e a produtividade nas regiões agrícolas. 

Em 2020 o IPAC, com diversos projetos, precisava estruturar o modelo de negócio para ter um crescimento sustentável, identificando parcerias e oportunidades para criar mais escala, valor e engajamento. 

SOLUÇÃO

O projeto contou com dinâmicas e metodologias, focadas da estruturação da estratégia a partir da Inovação centrada nas pessoas, levando em conta os diferentes pontos de vista e valores que cada ator importante tem.

Além disso participaram membros de organizações com relevância internacional, como SOS Mata Atlântica, para compartilhar experiências e trocar percepções sobre o trabalho com empresas e projetos socioambientais.

Todo o trabalho foi feito de forma online e conseguiu envolver representantes de organizações como prefeituras, veículos de mídia, produtores rurais, instituto de pesquisa e empresas capixabas.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Utilizando o Design de Estratégia, conseguimos co-criar e definir Objetivos Estratégicos e Resultados-chave (também conhecidos como OKR), dando um direcionamento mais estruturado sobre o portfólio de projetos e ações que devem ser realizadas alinhadas com a Missão, Visão e Propósito do IPAC. 

Também foram mapeados parceiros-chave e definidas ações para o fortalecimento em projetos futuros, com grande possibilidade de expansão por todo o estado do Espírito Santo.

Os participantes também ficaram familiarizados com técnicas, ferramentas e metodologias para utilizarem em futuros projetos e que ajudarão a integrar os envolvidos nos projetos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *